Hora Geral fala sobre o dia de hoje: Proclamação da República

terça-feira, 15 de novembro de 2016 | 09:20

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II. Foi, então, proclamada a República do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Naquele dia 15 um governo provisório republicano foi instituído. Faziam parte, desse governo o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente. Nós vivemos numa República Federativa com um sistema de governo Democrático. Não cabe a maioria dos brasileiros reclamar do que estamos passando hoje pois o “voto” é a forma mais direta de igualar todos os cidadãos na escolha dos representantes. Recentemente passamos por um processo eleitoral e agora cabe a nós fiscalizarmos se o que foi prometido será cumprido. Caso contrário: Porta da rua é a serventia da casa. Fácil, trocamos.Esse é o ganho importantíssimo que veio com a Proclamação da República.
Saiba mais assistindo o Hora Geral desta terça feira na Santa Cecília TV ou acesse www.euestoucomvoce.com.br

0 comentário

Postado por
Categorias: Comunicação, Mídia, Notícias

Nenhum comentário. Seja o primeiro!
Deixe uma resposta

Validar * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.